quinta-feira, 16 de junho de 2011

Uma aula diferente - Especial

Planejando uma atividade com auxílio dos jogos educativos

1. Dados de Identificação:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos
Atividade do site: Ditado das palavras
Período de desenvolvimento da atividade: Uma aula de duas horas.
2. Características sensório-cognitivas exigidas para a realização da atividade:
Visão e Audição

3. Habilidade a ser desenvolvida:
Leitura e escrita das palavras. Atenção, memorização e construção de hipóteses.
4. Objetivos:
· Desenvolver a escrita e a leitura das palavras com auxílio do desenho representativo da palavra ditada.
· Identificar a etapa que a criança se encontra na representação alfabética de Linguagem (pré-alfabética, silábica, silábico-alfabético e alfabética)
· Estimular a escrita através da brincadeira com auxílio dos jogos educativos do site.
· Realizar a soma de acertos de cada grupo e identificar o grupo que conseguiu o número maior de pontos.

5. Conteúdo:
Trabalhar com os fonemas B e D e os fonemas D e T.
6. Desenvolvimento da atividade:
Dividir a turma em dois grupos. Entrar no site http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos e escolher a opção: ditado. A professora irá sortear o primeiro grupo que irá responder a sequência das palavras com B e D e então caberá o segundo grupo responder a sequência das palavras com D e T. Após, respondidas as palavras através da escrita com o teclado, a professora irá comparar os acertos e os erros de cada grupo dessa primeira etapa. Depois, o primeiro grupo que escreveu as palavras com B e D irá responder as palavras com D e T e assim o segundo grupo responderá as palavras com B e D. Após o término das respostas a professora, junto com os alunos farão o somatório dos acertos para identificar o grupo vencedor.
Após a atividade de grupo, distribuir para os alunos uma atividade de fixação individual, retirada do mesmo site na opção passatempo – Ditado do B e D, D e T para que os alunos possam refletir a escrita das palavras trabalhadas com a dinâmica.
7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva):
Computador, mouse e teclado.
8. Estratégias de acompanhamento da atividade:
A professora será a mediadora nessa atividade. Irá instigar a participação de todos os alunos componentes do grupo. Estimulando a participação, da forma que todos os alunos possam arriscar o seu palpite na escrita das palavras e identificar junto com os colegas os possíveis erros cometidos.
9. Observações:
Essa atividade proporciona o gosto pela escrita de forma bem dinâmica e criativa através dos jogos, estimula a participação dos alunos em grupo e a construção coletiva da escrita de modo que cada aluno construa suas hipóteses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário